quarta-feira, 1 de julho de 2009

Festa Junina (pé-de-moleque)

Enviado para você por Edy pinturas através do Google Reader:

via by Fabiana Martins de Faby em 24/06/09

Hoje a receita para a festa junina é do pé-de-moleque. Um doce feito a base de amendoim e açucar, muito fácil de preparar e de dar água na boca. Meus avós paternos moravam no litoral, e nas férias de Julho, minha avó mandava ver no quitutes juninos. Tinha caldo verde (eles eram portugueses), sardinha na brasa, quentão, vinho quente, pinhão, milho verde, canjica e batata doce assada na brasa da fogueira. Me deu uma saudades... qual é a criança que não gosta? Meu caipirinha aí em baixo agradece....


Pé-de-moleque de microondas

Ingredientes:

- 1½ xícara de chá de amendoim sem torrar
- 1 xícara de chá de glucose de milho ou mel (o tal conhecido como Karo® parece mel, mas não é),
- ½ xícara de chá de açúcar,
- 1 colher de sopa de bircarbonato de sódio,
- 1 colher de café de essência de baunilha,

Modo de preparo:

Utilize uma toalha de papel para untar uma forma alta com manteiga. Coloque a glucose, o açúcar e o amendoim na forma e leve ao microondas por cerca de 8 minutos. Mexa aos poucos para evitar que derrame. O recomendado é mexer aos 2, 4 e 6 minutos, mas se achar necessário parar por mais vezes e mexer novamente não haverá problemas. Fique alerta na frente do microondas para não deixar nem derramar e nem queimar. Tire do forno e acrescente o bicarbonato e a baunilha e mexa bastante para não derramar, o bicarbonato vai fazer o pé-de-moleque crescer (é muito divertido). Distribua a massa resultante em uma pedra untada com manteiga, (a pia da cozinha é um bom lugar) em pequenas porções ou coloque tudo e depois corte no formato que desejar.

Via (es.histórias)


Pé-de-moleque na panela (o meu preferido!)

Ingredientes:

- 3 xícaras (chá) de açúcar,
- 1 e 1/2 xícara (chá) de glucose de milho ou mel,
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina,
- 1/2 kg de amendoim cru,
- 1 colher (chá) de bicarbonato dissolvida em 1 colher de (sopa) de água,
- 1 e 1/2 colher (chá) de baunilha.

Modo de preparo:

Numa panela grande, misture todos os ingredientes, menos o bicarbonato e a baunilha. Leve ao fogo e vá mexendo até levantar fervura. Deixe então ferver sem mexer, até que fique dourado. Retire do fogo, junte o bicarbonato e a baunilha, misturando bem. Quando não houver mais bolhas na mistura, despeje em uma assadeira untada ou na pia. Deixe esfriar um pouco e corte em quadradinhos.

Via (es.histórias)


Pé-de-moleque sem bicarbonato e com leite condensado

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de amendoim , torrado e sem pele
- 1 lata de Leite Moça

Modo de preparo:

Leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o Leite Moça em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa (mármore ou assadeira com manteiga), despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.

Via (Cozinha Nestlé)


Pé-de-moleque com chocolate

Ingredientes:

- 1 xícara rasa de amendoim pelado
- 3/4 xícara de chocolate ao leite picado
- 1/4 xícara de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Espalhar os amendoins numa forma retangular e levar ao forno bem quente por alguns minutos, enquanto isso, derreter os chocolates em banho maria (ou microondas). Assim que os amendoins torrarem um pouco misture-os bem com o chocolate derretido. Embrulhe uma tábua em filme plástico bem esticado, despeje nela porções do doce (como se fossem cookies) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Via (Mastigando.com)

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Nenhum comentário: